Reflorestamento com eucalipto no bioma Amazônico Fonte: Canal do Produtor | 03/06/2014

    Os pesquisadores do Projeto Biomas na Amazônia trabalham para identificar clones de eucalipto mais resistentes ao ataque de pragas e doenças. E também verificar as que melhor se desenvolvem nas condições de solos na área de estudo. 

    A área de estudo em questão é a Fazenda Cristalina de propriedade do Sr. Walter Muller , no município de São Domingos do Araguaia, Pará. Lá, os pesquisadores já detectaram que se trata de uma região com solos muito arenosos e pobres em teores de matéria orgânica.

    O estado do Pará é promissor para o reflorestamento, com cerca de 20 milhões de hectares de áreas abertas e de uso potencial para o desenvolvimento de espécies florestais de rápido crescimento. Essas espécies seriam utilizadas para o abastecimento  de setores industriais que demandam grandes quantidades de madeira para diversas finalidades, como a siderurgia, por exemplo.

    “Estamos testando 6 clones de Eucalyptus, com e sem inoculação de fungos ectomicorrízicos”, explica Arystides Resende Silva, autor do subprojeto e pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental em Belém, Pará.

    De acordo com Alexandre Mehl Lunz, coordenador regional do Projeto Biomas na Amazônia e também pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, a cultura do eucalipto é bastante demandada para diversos segmentos do setor produtivo madeireiro do Pará, como a produção de carvão vegetal. “A importância dessa espécie para a Amazônia é estratégica pois pode permitir o abastecimento de diversos setores sem haver necessidade de abertura de novas áreas de florestas nativas para a extração de madeira", comenta.

    Veja a Nota Técnica de Pesquisa sobre o experimento:
    http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/Nota técnica - 2014 02 (AM05).pdf

    Tocantins
    O Tocantins que faz divisa com o Pará e é parte do bioma Amazônia também poderá se desenvolver a partir dos resultados da pesquisa do Projeto Biomas.

    Segundo levantamento da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, atualmente o Tocantins conta com 83 mil hectares de florestas plantadas, em 230 fazendas.

    Os dados da Seagro mostram que, de 2009 a 2010, o aumento na área de plantio foi de 20%. No ano seguinte, esse percentual chegou a 43%. Mas, segundo as estimativas, até 2016 a área plantada será de 543 mil hectares.

    Sobre o Projeto Biomas
    O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira considerando o componente arbóreo em seus sistemas propostos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.

     

    Assessoria de Comunicação Digital
    (61) 2109-1382
    www.canaldoprodutor.com.br
    www.projetobiomas.com.br


    <- voltar